13 abril 2011

MATÉRIA DIA 13 DE ABRIL DE 2011 NEW LIFE INSTITUTE PROGRAM IN THE GLOBO NEWS

Instituto Vida Nova é esperança para crianças e adultos em Jaboatão

Mas entidade está precisando de ajuda para manter cursos e oficinas que são oferecidas às comunidades

Da Redação do pe360graus.com
Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
Cerca de 200 crianças e adolescentes de três comunidades pobres de Jaboatão dos Guararapes - Jardim Piedade, Vietnam e Planeta dos Macacos – encontraram um espaço simples para se dedicar à educação e ao esporte e para escapar da marginalidade.

Mas abrir as portas todos os dias é um esforço para o Instituto Vida Nova, porque falta tudo por lá. “Os lanches deles, melhorar estrutura, precisamos de materiais didáticos e lúdicos”, diz a voluntária Kelly Sales. O que sobra são os bons exemplos: histórias como a do voluntário Ednaldo Santos, conhecido por Rincón. Aluno do curso de Educação Física numa universidade de Pernambuco, ele sabe exatamente como é a vida dos estudantes. “Eu era menino de rua, às vezes ficava ali em Piedade, até tarde da noite, pedindo dinheiro nas igrejas”, relembra.

De terça a quinta, as crianças e os adolescentes estão ocupados com aulas de futebol, capoeira, reforço escolar, recreação e de cidadania, sem falar nos cursos para adultos das comunidades – são aulas de inglês, recepcionista e telemarketing, tudo de graça, O objetivo é evitar uma série de problemas que estão do outro lado do muro. “Estamos na construção de um futuro melhor para eles, porque as comunidades onde eles vivem são muitos carentes e os pais sofrem com o alto índice de desemprego”, explica a diretora Priscila Cavalcanti (foto 3).

Para quem possui tão pouco, o Instituto, apesar de todas as dificuldades, é a esperança de um futuro melhor, um mundo ideal do qual quem chega não quer sair. “É melhor ficar aqui dentro do que lá fora”, resume o adolescente John Marley Nascimento Silva.

Para saber como ajudar o Instituto vida nova basta ligar para o telefone 3093-7500